Dicas de Saúde

A cintura e o câncer de prostata

A largura da circunferência abdominal já há bastante tempo chama a atenção dos médicos. Considerada um dos cinco indicadores de saúde, dessa vez, ela foi relacionada ao câncer de próstata. O mais recente estudo realizado pela Universidade de Oxford, com 140 mil homens de oito países europeus, mostrou que 10 cm a mais na circunferência abdominal aumentariam as chances de desenvolver o câncer em 13%.

No entanto, as circunferências que ainda mais causam preocupação são as que estão acima de 94 centímetros, configurando o maior grupo de risco para vários tipos de doença.

Na pesquisa inglesa, foi analisada a associação entre as medidas do corpo de homens na faixa dos 50 anos e o risco de câncer de próstata em 14 anos. Durante o período, houve cerca de 7 mil casos de câncer de próstata, dos quais 934 foram fatais.

Os pesquisadores descobriram que homens com um Índice de Massa Corporal (IMC) alto e uma cintura muito larga tinham maiores chances de desenvolver câncer de próstata de alto risco.

Apesar de ainda serem necessários mais estudos, a recomendação é de que os homens se mantenham em peso saudável, mudando os hábitos a fim de que possam reduzir as medidas da cintura. Isso não somente pelo risco de câncer, mas por outros problemas de saúde que também podem ser desencadeados.

Fonte: Revista Vida e Saúde

2 Comments
  1. Ruben 5 anos ago
    Reply

    Existe algum e-mail para contato?

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Read More