Alimentação contra o cansaço

In Dicas de Saúde
Vários vegetais expostos

Você sabia que a alimentação é uma grande aliada no combate ao cansaço? Não somente do cansaço do dia a dia, mas da fadiga mais acentuada que aflige muita gente, gerando indisposição e até abatimento.

É como se a saúde fosse uma sequência de peças que se encaixam em um estilo de vida. Contudo, por onde começar quando faltam forças mental e fisicamente? A resposta pode estar exatamente na escolha do cardápio. Pois é, cada vez mais a ciência vem estudado a relação da comida com o cansaço.

Estudo recente realizado com os britânicos revelou que 48% das meninas com idades entre 11 e 18 anos têm dietas pobres em ferro. Isso também foi constatado na dieta de mulheres entre 19 e 64 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a carência de ferro na alimentação não é um problema que afeta apenas pessoas do sexo feminino. Na verdade, pelo menos 30% da população mundial sofre com o problema, causador de anemia – quando ocorre a diminuição dos glóbulos vermelhos.

São os glóbulos vermelhos que contêm a hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio do pulmão para o resto do corpo. Quando os índices de hemoglobina estão baixos, o corpo não recebe oxigênio suficiente, tendo como consequência a fadiga.

ALIMENTOS RICOS EM FERRO
  • Vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve
  • Leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão
  • Tofu (queijo de soja)
  • Cereais integrais, como aveia e quinoa
  • Castanha de caju
  • Sementes de gergelim e abóbora
  • Melaço da cana
  • Açúcar mascavo
  • Coentro
  • Uva rosa ou vermelha, damasco, coco, abacate, morango, cereja, entre outras.
A ABSORÇÃO DO FERRO

Antes de consumir os cereais integrais e as leguminosas, deixe-as de molho na água por pelo menos 8 horas. Isso ajuda a reduzir o teor de ácido fítico nesses alimentos, que prejudica a absorção do ferro.

Além disso, não basta apenas consumir o alimento rico em ferro.  A vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro não-heme, isto é, de origem vegetal, por isso, inclua na mesma refeição os alimentos fontes desse nutriente, como laranja, caju, goiaba, manga, morango, pimentão e tomate.

Por outro lado, evite consumir alimentos ricos em cálcio, café e chás na mesma refeição com ferro, pois eles prejudicam a absorção do ferro.

Com informações de Revista Vida e Saúde

You may also read!

Maio Lilás: campanha do MPT busca resgatar direitos dos trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nesta segunda-feira (7), a campanha Maio Lilás, que tem como objetivo discutir

Read More...

Qual é o futuro do movimento sindical?, indaga Clemente Lúcio, do Dieese, em reunião da CTB

O diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, foi o convidado desta

Read More...

Presidente do Secir, e escolhido como vice-presidente do ARESI

Aconteceu na sexta(20), no auditório do Secir, uma reunião, na qual foi discutido sobre a refundação da ARESI (Assessoria

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu