Dicas de Saúde

Cérebro jovem

Não basta manter apenas o corpo ativo, é preciso manter o cérebro tão produtivo quanto todo o resto.

Os nossos órgãos não estão separados e funcionando independentes uns dos outros, como tendemos a pensar, sabendo disso, a BBC lançou um programa chamado How to Stay Young, ou “como permanecer jovem”. A proposta é exatamente esta: descobrir como é possível manter-se jovem, inclusive o cérebro.

Reunindo pessoas com mais de 60 anos, o programa os dividiu em uma série de atividades, a fim de testar como elas exercitavam o cérebro. O grupo destinado a praticar tênis de mesa, por exemplo, revelou que o esporte teve efeito importante sobre o cérebro, tendo, em alguns casos, o córtex ficado até maior.

Tocar um instrumento também apresenta melhoras significativas nas áreas responsáveis pela coordenação motora fina, audição e visão. Um estudo americano concluiu que aprender a tocar piano melhorou a memória e outras funções cognitivas de um grupo de pessoas com idades entre 60 e 85 anos.

Acontece que começar um hobby cria novas conexões entre os neurônios.

O programa da BBC também constatou que o exercício físico, mesmo que leve, como uma caminhada de uma hora somente duas vezes por semana, ajuda a criar células na área cerebral da memória, o hipocampo.

Além dessas dicas, a alimentação saudável e o convívio social favorecem a vitalidade cerebral.

Fonte: Revista Vida e Saúde

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Read More