A importância da Sindicalização

In Artigos

Sindicato é um conjunto de pessoas de um mesmo setor de atividade, ou categoria, que tem por objetivos principais a defesa dos interesses desse conjunto de trabalhadores e a organização de paralisações e outros eventos voltados à conquista de melhores salários, condições e ambientes de trabalho decentes e seguros.

Quanto mais organizados e engajados na luta os trabalhadores estiverem, sob a coordenação de seu sindicato, mais perto estarão das vitórias. Sindicalizar-se e participar ativamente das lutas é tornar-se protagonista de conquistas. É fortalecer seu sindicato e, consequentemente, o conjunto dos trabalhadores. Mas não basta sindicalizar-se e pronto! O trabalhador precisa manifestar-se e lutar por novas conquistas e pela dissolução dos problemas que afetam o coletivo.

Todos sabem que a relação entre capital/trabalho está, há tempos, frágil. Enfrentamos forças poderosas e mesquinhas. Mesmo assim, a luta do movimento sindical, ao longo da história e com a participação dos trabalhadores, vem obtendo conquistas importantes, além de consagrar outras já constantes na CLT, como o 13º salário, férias, abono de 1/3 nas férias, FGTS e licença-paternidade, entre outros.

Sem contar os serviços e benefícios que os sindicatos oferecem aos seus associados, como o fechamento de bons acordos, máquinas e locais de trabalho seguros, assessoria jurídica, descontos em convênios médicos e odontológicos, e logo o nosso clube para o lazer ao lado dos seus familiares.

Em resumo, é importante que os trabalhadores sejam sindicalizados. São os sindicatos que erguem a bandeira da defesa dos direitos e sua ampliação. São eles que endurecem nas negociações com o patronal quando eles se recusam a valorizar os seus empregados. São eles que vão pra cima quando o texto de um acordo ou convenção coletiva não está sendo respeitado.

Nosso recado é para você, trabalhador: torne-se associado à sua entidade de classe, seja participativo nas assembleias, nas negociações, e leve ao seu sindicato a sua contribuição. É importante que todos estejam organizados em torno da defesa dos interesses da classe.

You may also read!

FEEBBASE COMPLETA 50 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA

Era 16 de novembro de 1968, quando representantes dos sindicatos dos bancários da Bahia, Sergipe, Feira, Ilhéus, Itabuna e

Read More...
Cena do filme "Tempo Modernos", de Charles Chaplin. Imagem: wikimedia commons

A lição de Henry Ford: empregado não é colaborador, é empregado

Uma reflexão para quem quer negar o inafastável conflito de classe no Direito do Trabalho.   Não duvido que em algum

Read More...

Reforma da previdência proposta por Bolsonaro inviabiliza a aposentadoria das mulheres

As mulheres sabem porque estiveram contra o presidente eleito Jair Bolsonaro. Mesmo antes de assumir, já começa a pagar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu