Dicas de Saúde

Mais cereais, por favor

Mais novo estudo publicado pela Associação Americana do coração confirma que uma dieta que inclui três porções diárias de cereais integrais pode ajudar a viver mais e com mais saúde. Além da longevidade, os cereais integrais favorecem a redução das taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, já observaram que o consumo de uma porção diária de 16 gramas de cereais integrais reduz em 7% o risco de morte em geral, incluindo queda de 9% no risco de morte por doença cardíaca e de 5% no risco de morte relacionada ao câncer.

Agora, imaginem se o consumo de 16 gramas, ou seja, de uma porção, passasse para 48 gramas, as três porções sugeridas pelo estudo, como seria diferente o quadro da saúde pública no Brasil e no mundo.

Nesse caso, o risco de morte em geral cairia cerca de 20%, incluindo uma diminuição de 25% no risco de morte por doença cardíaca e de 14% no risco de morte associada ao câncer.

Os cereais integrais incluem alimentos como trigo e arroz integral, aveia e quinoa. Eles contêm fibras, que podem melhorar os níveis de colesterol e diminuir o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, obesidade e diabetes do tipo dois.

Os grãos integrais também fornecem nutrientes como vitamina B e minerais que são perdidos durante o processo de refino. A Associação Americana do Coração também recomenda uma dieta rica em frutas e legumes, e diz que pelo menos a metade dos grãos ingeridos devem ser integrais.

Fonte: Revista Vida e Saúde

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Read More