Nascidos em janeiro e fevereiro terão acesso ao abono salarial do PIS a partir de quinta-feira

In Notícias
Notas de 50 e 100 reais.

O Ministério do Trabalho começa a pagar, a partir de amanhã (19), o abono salarial do PIS ano-base 2015, para os trabalhadores que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro. Os benefícios podem ser retirados em caixas eletrônicos e casas lotéricas, desde que o trabalhador esteja de posse do Cartão Cidadão e tenha registrado senha.

Tem direito ao abono ano-base 2015 quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e teve remuneração média de até dois salários mínimos. Além da posse do Cartão do Cidadão, que pode ser adquirido em uma agência da Caixa, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e a empresa onde ele trabalha deve ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (RAIS).

Os benefícios podem ser sacados até o dia 30 de junho de 2017. Entretanto, o chefe de divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, não recomenda que o saque seja deixado para última hora. “É importante que os trabalhadores fiquem atentos ao mês de nascimento e se dirijam às agências de acordo com o calendário divulgado. Essa programação evita tumultos”, afirma.

O abono salarial é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base, no caso 2015. “Quem trabalhou durante todo o ano de 2015 terá direito a um salário mínimo (R$ 937,00). Quem trabalhou apenas um mês receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral”, explica Ubiratan.

Calendário

Os trabalhadores que nasceram nos meses de março e abril poderão efetuar o saque do abono salarial a partir do dia 16 de fevereiro de 2017. Já quem nasceu em maio ou junho só poderão ter acesso a esse abono a partir de 16 de março de 2017. Os demais trabalhadores, desde que dentro dos critérios pedidos pelo Ministério do Trabalho, já podem realizar o saque do abono.

Fonte: Correio da Bahia

You may also read!

FEEBBASE COMPLETA 50 ANOS NESTA SEXTA-FEIRA

Era 16 de novembro de 1968, quando representantes dos sindicatos dos bancários da Bahia, Sergipe, Feira, Ilhéus, Itabuna e

Read More...
Cena do filme "Tempo Modernos", de Charles Chaplin. Imagem: wikimedia commons

A lição de Henry Ford: empregado não é colaborador, é empregado

Uma reflexão para quem quer negar o inafastável conflito de classe no Direito do Trabalho.   Não duvido que em algum

Read More...

Reforma da previdência proposta por Bolsonaro inviabiliza a aposentadoria das mulheres

As mulheres sabem porque estiveram contra o presidente eleito Jair Bolsonaro. Mesmo antes de assumir, já começa a pagar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu