Nossa História

Nossa História

Fundado em 12 de julho de 1992, pelo comerciário Pascoal Martins, o primeiro presidente, o Sindicato dos Comerciários de Irecê e Região (Secir) tem no seu DNA a luta pelos direitos da categoria. Com a coragem de uma entidade que desde o começo precisou enfrentar a tirania dos empresários que não respeitavam a CLT, o Secir conseguiu consolidar e ampliar os direitos trabalhistas nos seus 24 anos de atuação.

Criado em um cenário em que a categoria amargava o desrespeito aos seus direitos básicos, como por exemplo, ausência de carteira de trabalho assinada, jornada de trabalho excessiva e piso salário abaixo do mínimo, os dirigentes aprenderam, desde cedo, que para vencer a tirania dos poderosos e garantir melhores condições de trabalho e salários dignos, precisavam lutar e contar com  o apoio dos trabalhadores.

Com sua sede na Rua Mateus Nunes Dourado,104, Coopirece, o Sindicato dos Comerciários de Irecê e Região representa, atualmente 18 cidades: Irecê, America Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibitita, Itaguaçú da Bahia, João dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapeú, Presidente Dutra, São Gabriel,Uibai, Xique Xique.

É uma entidade autônoma sem fins lucrativos que representa um conjunto de trabalhadores e trabalhadoras da categoria comerciária, independente das suas convicções políticas partidárias ou religiosa.

Apoia e defende todas as iniciativas populares e progressistas que visem à melhoria das condições de vida para o povo brasileiro.  Incentiva o aprimoramento cultural, intelectual e profissional para os trabalhadores e trabalhadoras da base comerciária.