Presidente chinês defende globalização em Davos

In Notícias
Xi Jinping, presidente da China

O presidente chinês, Xi Jinping, defendeu nesta terça-feira, 17, a globalização e o livre comércio em seu discurso de abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos. A afirmação mostra uma divisão clara entre ele e o Donald Trump, às vésperas da posse do republicano na presidência dos Estados Unidos.

“Os problemas que preocupam o mundo não são causados pela globalização. Eles não são o resultado inevitável da globalização”, afirmou Xi Jinping. Embora o presidente chinês não tenha mencionado Trump nominalmente, eles alertou para os perigos do protecionismo. “Os países deveriam considerar seus próprios interesses em um contexto mais amplo e evitar buscá-los às custas dos outros”, disse.

A presença de Xi, o primeiro um líder chinês na reunião anual de líderes políticos, presidentes e banqueiros em Davos, acontece em um momento em que a eleição de Trump cria dúvidas sobre a disposição dos EUA na cooperação multilateral em questões como o livre comércio e mudanças climáticas.

A Europa, por sua vez, está preocupada com seus próprios problemas, desde a Brexit até a sequência de eleições deste ano em que os populistas contra a globalização podem ganhar pontos.

Isso deixou um vácuo que a China parece ansiosa para preencher.

“Não é coincidência que Xi escolheu este ano para fazer a viagem até a montanha mágica”, disse Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group, uma consultoria de risco político nos EUA.

Fonte: Estadão

You may also read!

CTB Bahia realiza o 2º Encontro Estadual de Comunicação

A CTB Bahia está convocando todos para o 2º Encontro Estadual de Comunicação, que será realizado no dia 28

Read More...

SECIR FAZ 26 ANOS DE HISTÓRIA E LUTA!

O SECIR (Sindicato dos Comerciários e Comerciárias de Irecê e Região), completa hoje 26 anos de história. A data

Read More...

TV CTB lança campanha nacional “Sindicato forte é a sua melhor proteção”

Na última sexta (11), durante a 18ª Reunião da Direção Executiva, a CTB apresentou campanha nacional em defesa dos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu